+55 88 9 8838 7788 lucianobragaweb@gmail.com

Sistema de Gerenciamento Escolar Rápido e Automatizado

Introdução ao projeto de Sistema de Gerenciamento Escolar

As evoluções vividas pela sociedade nos últimos anos contribuíram para mudar a forma de ver a escola, que atualmente se traduz como ambiente que prepara o indivíduo para interagir uma sociedade em constante modernização com tecnologias cada vez mais avançadas. A escola, dentro de sua função social, sente a urgência que se operou no campo da informação humana, já que a mesma não pode mais proporcionar toda a informação relevante, porque esta é muito mais volátil e flexível que a própria escola. Assim é impossível negar o potencial da internet como instrumento de inovação para aquisição dos conhecimentos e o quanto temos que preparar nossos alunos para que possam usufruir de modo consciente e responsável do espaço digitalizado, proporcionando uma aproximação muito maior entre escola, alunos e comunidade.

Metodologia

Através de levantamento estatístico, realizado na escola, diagnosticamos um grande índice de alunos conectados a internet. A partir desses resultados desenvolvemos o site da escola www.monsenhorlinhares.com.br, que faz parte do sistema GERA (Gerenciamento Escolar Rápido e Automatizado) com o objetivo de informatizar atividades do dia-a-dia escolar do aluno, como consulta ao rendimento bimestral, faltas, informações sobre comportamento escolar, acesso ao sistema de biblioteca informatizada, atividades de casa, roteiros de estudo e tudo que possa contribuir para a sua formação, fazendo da internet um veículo de aproximação entre todos que fazem parte da dinâmica escolar.

RESULTADOS:

Um dos aspectos positivos do uso educacional da Internet é o fato da interatividade ser levada a um patamar qualitativo muito superior em relação às tecnologias anteriores. O sistema está possibilitando construir novas abordagens disciplinares e metodológicas, e aprendizagens significativas dentro do atual contexto informatizado, proporcionando um convívio harmonioso com as novas tecnologias, constituindo uma importante forma de inclusão digital do aluno e, conseqüentemente, uma forma de inclusão social, já que quem não domina a tecnologia hoje, é quase excluído socialmente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Internet surge como um novo instrumento com o qual é possível ensinar, aprender, discutir e construir. O site da Escola Monsenhor Linhares vem contribuir para a formação integral de nossos alunos, pois além do nível de interatividade que o mesmo proporciona entre escola e comunidade, ainda permite que nossos alunos penetrem na “galáxia internet” não só como meros expectadores, mas preparando-os para um mercado de trabalho em constante ampliação e que traz várias possibilidades profissionais.

1º Lugar em Tecnologia Profissional

Em 2011, na Feira Estadual de Ciências e Cultura do Estado do Ceará, o projeto conquistou o 1º lugar na categoria Tecnologia Profissional.

Intel Excelence in Computer Science Awards

Em 2012, na FEBRACE, o projeto recebeu o certificado Excelence in Computer Science Awards, consedido pela Intel – Brasil.

1º Lugar Destaque Empreendedorismo

Na FEBRACE(Feira Brasileira de Ciências em Engenharia da USP), o projeto recebeu o prêmio Destaque Empreendedorismo 2012

Algumas Ferramentas e Tecnologias Utilizadas

HTML 5
CSS 3
PHP
JavaScript
WordPress
jQuery

Dúvidas, sugestões ou pedido da ajuda?

3 + 12 =