+55 88 9 8838 7788 lucianobragaweb@gmail.com
Logotipo WordPress - Programador WordPress

O que é WordPress

Milhões de pessoas utilizam o WordPress em seus projetos, ele gerencia o conteúdo de milhões de sites ao redor do mundo. Hoje é a maior plataforma de Gerenciamento de Conteúdo do planeta, com quase 70% do mercado.

Como surgiu o WordPress

Vamos falar agora um pouco sobre a história, como e quando surgiu e sua evolução através desses quase 15 anos de estrada. A proposta desta página é trazer uma visão geral sobre tudo que engloba o WordPress.

Ele nasceu em 7 de abril de 2003, com uma arquitetura fácil, construído em PHP com Banco de dados MySQL e licenciado sob a GPL. Sua origem foi com a base do B2 e Cafelog. Foi pensado inicialmente para ser uma plataforma de publicação de blogs simples para ser instalada em minutos. Podemos dizer que isso revolucionou a publicação digital, principalmente por dar poder a qualquer pessoa mesmo sem conhecimentos técnicos criar seu próprio blog ou site rapidamente e começar a publicar.

Isso é algo muito comum hoje, mas não era assim em 2003, por exemplo.

Hoje existem duas variantes, que são: WordPress.com e WordPress.org, e cada uma tem sua finalidade. Vamos falar mais sobre isso no decorrer do artigo.

O que é um sistema Open Source.

Considero um ponto a favor do WordPress ser Open Source, além de ser gratuito a acessível a todos, é claro, é que pessoas do mundo inteiro estão agora mesmo, neste momento contribuindo com seu desenvolvimento. Seja criando um novo plugin ou tema, testando uma vulnerabilidade ou traduzindo sua documentação ou criando um curso gratuito como este. É um modelo sustentável.

Aos novos usuários é sempre bom lembrar que você também pode contribuir quando estiver pronto. Pode começar através do Fórum Oficial do WordPress, sempre tem alguma pergunta que você sabe responder, muitas vezes por já ter passado pelo mesmo problema, e por ai vai. Se em algum momento você precisa desenvolver um plugin para adicionar uma determinada funcionalidade ao WordPress que talvez seja útil a outros usuários, compartilhe. Isso que é legal nessa filosofia de Código Aberto. Esse clima de comunidade, de compartilhar conhecimento.

O que é um CMS!

O WordPress é um CMS, que significa “Content Management System”. Em português significa “Sistema de Gerenciamento de Conteúdo”. E é exatamente isso que o WordPress faz: Gerencia o conteúdo de milhões de sites ao redor do mundo. Então a partir disso podemos entender que esta é a primeira definição para o WordPress.

A ideia por traz do conceito de CMS é que seja um sistema capaz de criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo de forma organizada. Um sistema assim pode ser usado para gerenciar arquivos em uma empresa, Notícias de um jornal, Manuais de um produto, e até mesmo um blog pessoal. É isso mesmo, o WordPress sendo um CMS significa que sua aplicação não se resume apenas a criação de sites. São possibilidades quase infinitas.

Mas no que se refere a criação de sites com o CMS WordPress, temos uma característica importantíssima,  que é tornar todo o conteúdo do site editável com uma facilidade incrível. Para quem começa aprendendo desenvolver sites em HTML, por exemplo, logo percebe que fica quase impossível gerenciar e editar tantas páginas estáticas manualmente. A medida que o site vai crescendo o número de páginas aumenta e é comum precisar fazer determinadas alterações página por página. O WordPress resolve esse problema.

WordPress – Site ou Blog?

Até algum tempo havia uma discussão sobre o WP ser indicado,mais para a criação de Blogs. Alguns até tinham preconceito contra sites criados em WordPress, mas a muito isso ficou no passado. Os desenvolvedores hoje tem o Wordpress como um CMS ou um Framework para desenvolvimento de qualquer aplicativo Web. O WordPress ao longo de muitos anos amadureceu e tornou-se a melhor opção na criação de sites modernos, sendo usado hoje em mais de 300 Milhões de sites em todo o mundo, inclusive sites bem conhecido como Nasa e outros.

Além de sites também é possível desenvolver sistemas inteiros com este CMS, como Gerenciamento Escolar, Loja Virtual e qualquer outros aplicativos.

Posso dizer que hoje esta é a melhor maneira de desenvolver sites com segurança, tecnologia de ponta, desenvolvida por programadores do mundo inteiro e sempre atualizado com o que há de melhor.

O WordPress tem um repositório de temas e Plugins. Enquanto os Plugins podem acrescentar novas funcionalidades, tanto no Back-end quanto no Front-end, os temas por sua vez são responsáveis por modificar a aparência do site que é apresentado ao usuário/visitante.

O Que são Temas?

Os temas são a cara do seu site. Através de temas você pode mudar completamente a aparência do site, com apenas um clique. Existem diversos temas, milhares gratuitos e outros pagos. Com algum conhecimento em PHP e um pouco de estudo da documentação, é possível criar seus próprios temas.

Uma prática comum no desenvolvimento de sites, é transformar o layout antigo, se for o caso, em um tema e apenas instalar, para tornar aquele site compatível com o WP. Mas se o objetivo é desenvolver um site rapidamente é melhor optar por um tema já pronto, podendo ainda adapta-lo para suas necessidades especificas.

O que são Plugins?

Apesar do WordPress ser uma solução muito poderosa na criação de sites, você pode ainda estender suas capacidades através de Plugins. Plugins são ferramentas desenvolvidas por programadores, para solucionar determinados problemas, ou para criar novas funcionalidades.

É graças aos Plugins que é possível por exemplo, transformar o WP em uma Rede Social, ou em uma Loja Virtual, Fórum e outros tipos de site.

A Comunidade WordPress

Milhões de pessoas ao redor do mundo utilizam o CMS em seus sites. Logo surge todo um ecossistema que é a Comunidade WP, de desenvolvedores, Webmasters, Designers, blogueiros e entusiastas em geral. Todos esses usuários compartilham suas experiencias através dos fóruns oficiais do CMS, mas também no Facebook, Google groups e no tão útil stack Overflow e outros.

Comunidade wordpressA comunidade é imensa e muito participativa. É muito comum em caso de duvida ou de algum problema com seu site WordPress, fazer uma busca rápida pelo Google e logo encontrar alguém que já solucionou o mesmo problema.
Mas uma coisa que gosto de destacar é que mesmo tendo diversos canais para perguntar, é sempre recomendável perguntar diretamente no fórum do WP brasil.http://br.forums.wordpress.org.

Sem duvida essa forte atuação da Comunidade é um bom motivo pra escolher o WP e explica seu crescimento, sendo hoje o mais utilizado. E a Comunidade de desenvolvedores tende a crescer ainda mais pelo fato do CMS ser de simples instalação e acessível a iniciantes.

Matt Mullenweg

Matt Mullenweg

CEO do WordPress

Matt Mullenweg é CEO da empresa responsável por criar a plataforma de blogging mais famosa e inovadora do mundo. O escritório em São Franscisco, tem menos de 5 funcionários, os trabalhadores (colaboradores) estão espalhados por 141 cidades e 28 países no mundo.

%

Wordpress detem quase 70% do mercado

remover paginas da busca wordpress

Remover pagina da busca wordpress

Aprenda como remover pagina da busca WordPress. Recentemente em um projeto que estava desenvolvendo, de uma loja virtual em WordPress,...
Continue lendo...

Vídeo Aulas Wordpress

Dúvidas, sugestões ou pedido da ajuda?

10 + 8 =